Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: C:\Users\Ervas\Desktop\ervas e doencas\aborto_arquivos\image001.jpg

Voltar a pagina inicial

Ressaca

Fone 43 3325 5103

Chás para aliviar a ressaca

A ressaca  é uma consequência considerada comum depois de uma noite de bebedeira. Ela é, na verdade, uma intoxicação que ocorre quando bebemos álcool além da conta; essa intoxicação acontece porque quando ingerimos muita bebida alcoólica, o nosso organismo fica sobrecarregado ao tentar absorver e metabolizar tanto álcool. Os órgãos envolvidos nesse processo acabam sofrendo com isso, principalmente o fígado, pois é dele a responsabilidade de produzir enzimas que absorvem o etanol. O fígado passa tanto tempo processando o álcool além da conta que quando não há mais nada para processar, ele pede “mais”, gerando um desequilíbrio que desorganiza todo o nosso metabolismo – com a “ajuda” do sistema nervoso, que também entra nessa abstinência. As consequências desse desequilíbrio são: dor de cabeça, desidratação, cansaço extremo, enjoo e diarreia.

Descrição: Chás para aliviar a ressaca

Foto: Reprodução

Não há nada que cure a ressaca num piscar de olhos, mas existem medidas que podem ser tomadas para acelerar o processo de absorção e eliminação do álcool: beber mais líquidos (que não contenham álcool, obviamente), como água de coco, sucos, água, refrigerantes e isotônicos; analgésicos, antiácidos e histamínicos podem ajudar a diminuir o mal-estar; comer doce, para repor o açúcar perdido. Mas existe outra medida que pode ser adotada e é eficiente e natural: tomar algum chá. Confira alguns que podem te ajudar a espantar a ressaca.

Chás para quem está de ressaca

  • Chá de camomila: Adoçado, para repor o açúcar do sangue é a melhor opção. Ele irá proporcionar melhoras na digestão e combater náuseas.
  • Chá de hortelã: Este delicioso chá irá ajudar no processo digestivo e desintoxicando o corpo.
  • Chá de gengibre: Possui ação anti-inflamatória e desintoxicante, que atuando em conjunto favorecem a eliminação do álcool do nosso organismo, curando a ressaca com mais rapidez.

Como preparar o chá corretamente: Use sempre água fria e pura; não deixe a água fervendo por muito tempo, para não perder oxigênio; o chá deve ser colocado na água assim que a fervura começar; o repouso para a infusão deve ser de, no máximo, 5 minutos; mexa apenas uma vez; não use detergente para lavar os bules; antes de servir o chá, escalde a xícara a ser usada em água quente; evite usar tampa ou abafador, eles fazem o chá ficar mais forte.

E lembre-se: a melhor prevenção para não ter ressaca é evitar beber excessivamente. Maneire no álcool se não deseja ter ressaca no dia seguinte. Mas se ainda assim ela ocorrer, faça um chá e repouse.

Sete sucos e chás para curar a ressaca

 

As dicas de hoje são para você que exagerou na bebida ou quer se preparar para o fim de semana. Além de recomendações precisas para evitar a ressaca, o Universo Jatobá traz uma lista com sucos e chás que vão ajudar a acabar com este desconforto.

Confira:

- Jamais beba de estômago vazio;

- Procure não misturar os tipos de bebidas alcoólicas para não sobrecarregar o fígado;

- Vale intercalar bebida alcoólica com água ou suco para hidratar o corpo.

- Se não teve jeito e você exagerou, vá com calma. Não beba no dia seguinte achando que mais bebida cura a ressaca. O organismo precisa de 48 horas para se recuperar.

- Nada de consumir alimentos muito pesados. Invista em saladas, frutas, sucos e tudo o que for leve e ajudar a recompor. Frutas como maçã, abacaxi, melancia, laranja e água de coco são boas opções.

- Descanse o máximo que puder.

- Tente caminhar ou fazer alguma atividade enquanto se recupera sem extrapolar os limites do corpo. O exercício ajuda a acelerar a eliminação de toxinas do corpo.

Anote as receitas:

1 . Bata no liquidificador uma folha de couve, suco de três laranjas, uma maçã, de preferência com casca, meio pepino e lascas de gengibre a gosto. Beba na hora, sem coar e, se quiser adoçar, prefira o mel, mas não exagere.

2 . Outra opção é o suco feito com duas fatias médias de melancia, um copo de água de coco e lascas de gengibre. Quem quiser pode acrescentar os gelinhos de couve. Clique aqui e saiba mais.

3 . Separe duas rodelas médias de abacaxi, um copo de chá de erva doce, folhas de hortelã e lascas de gengibre a gosto. Bata tudo no liquidificador e beba na hora, de preferência sem coar nem adoçar.

4 . O suco de tomate é ótimo. Para saber mais sobre as propriedades e a receita,

5 . O chá de camomila ajuda a melhorar as náuseas.

6 . O chá de boldo é outra boa alternativa para limpar o organismo. Coloque até duas colheres de sopa para ferver em uma xícara de chá de água.

Feche o recipiente e deixe descansar por até 10 minutos, coe e beba. As folhas podem ser verdes ou secas e podem ser encontradas em supermercados ou lojas de produtos naturais.

7 . O limão também é o seu aliado para ajudar a aliviar a sensação de ressaca. Esprema um limão na água morna e beba.

Atenção: se você toma remédios controlados, é gestante ou lactante, não tome qualquer chá sem a consulta de um especialista.