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Ansiedades

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Descrição: Descrição: Chás poderosos para tirar ansiedade

A ansiedade mexe com o corpo e a mente. Ela está relacionada ao medo, à angústia, aflição e incerteza, podendo causar sintomas bastante desagradáveis como dores no estômago, falta de ar, taquicardia, dor de cabeça, tontura, insônia e outros. Os casos mais severos devem ser tratados por um médico. Em alguns, é preciso combinar a psicoterapia com remédios receitados por um psiquiatra. Contudo, nos casos mais comuns e simples do dia-a-dia, a ansiedade pode ser combatida com alguns chás. Confira!

Já por centenas de anos, os chás são vistos como opções naturais não apenas para consumir algo saboroso, mas também para curar diversos males sem precisar tomar coquetéis de medicações por dia. O chá pode prevenir um problema ou até mesmo curá-lo caso ele já exista, e isto faz muitas pessoas diariamente não abrirem mão de prepará-los e consumi-los. Alguns se popularizaram mais do que outros, seja pelo sabor agradável como por suas propriedades benéficas para quem o consome, e entre os mais populares – principalmente no Brasil – está o chá de melissa, conhecido também como erva cidreira.

Para o sistema digestivo o chá de melissa também é uma ótima opção, já que elimina os gases, auxilia na digestão e proporciona bem estar mesmo após refeições consideradas pesadas. Protege, também, de doenças cardiovasculares, e combate náuseas, cólicas menstruais e enxaquecas.

Receitas de chás que amenizam os sintomas da ansiedade

Mesmo que pouco conhecido pela propriedade calmante, o alecrim pode ser eficiente no combate à ansiedade. Para preparar o chá, basta colocar uma colher de sopa rasa das folhas do alecrim em uma xícara de água fervente. Tampe e deixe descansar por alguns minutos antes de coar. O ideal é tomar esse chá duas vezes ao dia. Quem preferir, pode acrescentar um pouco de mel para deixar a infusão mais adocicada.

Melissa

A melissa é também chamada de erva cidreira e facilmente confundida com o capim-limão. O seu chá é excelente para quem é nervoso e sofre com crises de ansiedade. Para fazer, basta ferver uma xícara de água e adicionar uma colher de sopa das folhas da melissa picadas. Feche a xícara e deixe descansar por dez minutos, assim, o chá ficará mais incorporado. Coe, adicione uma colher de chá de mel, se quiser, e beba logo em seguida. É indicado tomar o chá três vezes ao dia para melhores resultados.

Mulungu

O chá de mulungu é indicado para quem sofre com ansiedade, mas gestantes e pessoas com pressão baixa ou que usem remédios para hipertensão não devem tomar. Ele é feito a partir da decocção das cascas e dos ramos da árvore. Para fazer, ferva um litro de água com duas colheres de mulungu por dez minutos. Retire do fogo e deixe abafado por mais dez minutos para que possa coar e beber. Beba duas ou três xícaras ao dia.

Camomila

Mundialmente conhecida como um calmante natural, a camomila é realmente tranquilizadora. Além de deixar os nervos mais calmos, o chazinho de camomila também acaba com os sintomas de estresse. É fácil fazer em casa, pois só precisa colocar as flores da planta em uma xícara de água fervente e deixar descansar por cinco minutos. Depois basta coar e beber quantas vezes quiser, mas lembre-se de não exagerar.

Maracujá

Assim como o suco, o chá dessa fruta é bom para acalmar os nervos. Esse chá é feito de forma simples. Coloque uma colher de sobremesa das folhas do maracujá e uma colher de erva cidreira, se desejar, em uma xícara de água fervente. Deixe que apure por alguns minutos, coe e beba três vezes ao dia.